sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Momento radiofônico do mais completo besteirol


Não é novidade para ninguém que as emissoras de rádio e televisão, que são concessões públicas, funcionam, tais quais os jornalões, como partidos políticos. Nos programas que deveriam ser jornalísticos, as notícias ou são distorcidas ou editorializadas e até mesmo a programação de entretenimento está inteiramente contaminada pela ideologia reacionária, essa que pretende restaurar no país o regime da Casa Grande e Senzala.
Hoje (5) de manhã, por exemplo, em apenas uns dez minutos, os participantes de um programa da Rádio Bandeirantes AM, de São Paulo, falaram tanta bobagem que fica difícil acreditar que o besteirol seja apenas fruto da mais completa ignorância sobre os assuntos abordados.
Em determinado momento, o pessoal que estava no estúdio em São Paulo conversava com a enviada a São Petersburgo para cobrir a reunião do G-20, o grupo que reúne os países mais ricos do planeta.
O diálogo foi mais ou menos esse:

- E a comitiva da presidente, é grande?
- Bem, vieram com ela cinco ministros. 
- Cinco? Para que tanto?
(A informação foi corrigida depois: Dilma levou com ela dois ministros e o assessor para assuntos internacionais)
A moça que está na Rússia responde uma banalidade qualquer. Outro participante do programa faz um comentário sensacional:
- Hoje, nem os xeiques do Oriente levam comitivas tão grandes em suas viagens.
Papo vai, papo vem, o sujeito daqui pergunta sobre São Petersburgo. Depois de ouvir que a cidade é bonita e coisa e tal, ele não se contém e faz uma pergunta que revela que sua cabeça está ainda nos tempos em que a União Soviética era uma ameaça ao "mundo livre":
- A presidente deve estar se sentindo muito à vontade aí na Rússia, não é?
A enviada dá uma risadinha.
Noutro momento do tal programa, a conversa é sobre a notícia de que o governo brasileiro vai exigir dos americanos desculpas formais por terem espionado a presidente Dilma Rousseff como condição para que ela mantenha a viagem a Washington em outubro.
O veterano radialista aproveita a deixa para expressar todo o seu complexo de vira-lata:
- Mas como podemos exigir alguma coisa dos Estados Unidos? E se eles não se desculparem, vamos fazer o quê, invadir o país?
E por aí vai o festival de besteiras.
Por essas e outras é mais que evidente que os meios de comunicação do Brasil precisam urgentemente de um novo marco regulatório.
A informação é uma das mais poderosas armas existentes para o controle social. 
O Estado não pode, simplesmente, deixar que ela seja manipulada da forma como é hoje, caindo nesse conto do vigário de que a "liberdade de expressão" é cláusula pétrea da Constituição.
O problema é que não existe no Brasil a liberdade de expressão que fortalece a democracia -  ao contrário, no país quem trabalha nas empresas de comunicação só tem a liberdade de falar ou escrever o que patrão quer que ele fale ou escreva. 
Não existe liberdade nenhuma, nem para o profissional, nem para o cidadão comum.
Há, sim, a ditadura do pensamento único, reacionário, conservador, hipócrita, 
preconceituoso e racista, ideologicamente comprometido com o mais radical 
neoliberalismo, essa desgraça que tem feito o mundo ser a porcaria que é.
Tudo o mais que se diga é conversa fiada, papo furado, mentira deslavada.

3 comentários:

  1. Conheço esses velhinhos reaças da band 840 am, não sabem que estão indo a falência...

    ResponderExcluir
  2. Perderam a mão, os velhinhos reaças!!!

    ResponderExcluir
  3. Os velhinhos do tempo da caverna, travestidos de jornalistas, puros dinossauros, parece que não sabem mais o que fazer pra vomitar tantas bobagens diárias. Esse pessoal da Bandeirantes é o resto daquilo que nunca prestou.

    ResponderExcluir