domingo, 7 de abril de 2013

Estadão respira por aparelhos


E lá vai o Estadão ladeira abaixo...
Travestido de "novo projeto gráfico", o jornalão anunciou na sexta-feira o maior passaralho* dos últimos anos. Ninguém sabe ao certo, mas dizem que cerca de 40 jornalistas foram demitidos.
Na redação, segundo informaram colegas, o clima era de velório.
"Nunca tinha visto algo assim em todo esse tempo em que estou aqui", contou uma das sobreviventes da chacina.
"Me lembrou a Gazeta Mercantil", resumiu, lembrando outro massacre histórico sofrido pela categoria.
A rádio peão informa que o jornal teve de fazer um empréstimo bancário para pagar o salário do mês.
Dizem ainda que, nos últimos dois anos, a circulação caiu 30% e a publicidade segue igual caminho.
Na notícia em que explica as mudanças, o diretor-presidente do grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, dá uma informação preciosa:
"Nossas pesquisas confirmaram o que já vínhamos detectando: as pessoas querem mais eficiência no consumo da informação, sem abrir mão do aprofundamento e da análise."
Em outras palavras: as pesquisas mostraram que nem o leitor do Estadão conseguia mais ler o Estadão.
Noutro trecho da nota, Mesquita Neto indica qual será o futuro do jornalão:
"Estamos evoluindo com nosso portfólio de produtos e processos em direção a um mundo mais veloz, mais digital."
Ou seja: o Estadão demorou uns 20 anos para descobrir a internet!
O novo Estadão praticamente acabou com os cadernos, recuando para um modelo gráfico que havia abandonado no fim da década de 80, quando criou o Caderno de Economia.
A "cadernização", diziam na época, era mais confortável para o leitor, pois permitia, por exemplo, que numa família assinante do jornal, cada um escolhesse a sua seção preferida para ler sem incomodar os outros.
Hoje, o mesmo argumento é usado para juntar todas as editorias num mesmo caderno.
O jornal deixará também de fazer o chamado "2º clichê", rodada que vai para os locais mais próximos, com as notícias mais quentes.
Assim, sinaliza que não poupará a gráfica dos cortes.
No ano passado, o passaralho visitou o prédio do bairro do Limão pelo menos três vezes, abocanhando dezenas de jornalistas.
Por enquanto, não há notícias sobre a visita da sangrenta ave à concorrente Folha de S. Paulo.
Mas nenhum jornalista tem esperanças de que ela poupará os ocupantes do edifício da Barão de Limeira.
É só uma questão de tempo: o tempo necessário para que os frios números dos relatórios dos tecnocratas mostrem que um jornal que é feito por 100 jornalistas pode muito bem ser feito por 50.
Principalmente com a qualidade desses que existem por aí.
*Demissões, na gíria jornalística

3 comentários:

  1. Cito "Me lembrou a Gazeta Mercantil", resumiu, lembrando outro massacre histórico sofrido pela categoria", para comentar que grandes jornais paulistas desaparecem ou minguam, asfixiados pela dose dupla letal: incompetência administrativa e falta de visão jornalística de suas diretorias.

    ResponderExcluir
  2. De minha parte quero que se fodam e morram afogados no límpido rio Tietê!!!

    ResponderExcluir
  3. A Pátria respira mais aliviada. Esta menos poluida. Menos sangrada por direitas sem vergonhas. Que vivam muitas privações, desemprego, falta de saude, inseguranças, roubos e tudo o quanto desejaram, lutaram e escreveram contra o Brasil. Não sejam felizes, pois esse era o desejo de voces para com todos nós.
    Mas, uma boa noticia para os desempregados da DIREITA CANALHA. O Governo Federal garante bons ganhos, com o dinheiro da sociedade, para voces.
    Façam igual a um dos centenas de sem vergonhas DIREITISTAS MENTIROSOS da CBN-GLOBO que, descartado pela Globo, arrumaram uma BOQUINHA pra ele, com dinheiro público. Talvez seja o "PACOTE PÉ NA BUNDA" e eles "paga". Produzam um filme, ainda que de 5a. categoria e com os(consagrados?)"atores" da direita: FHC, Marina Silva, Roberto Romano etc, etc e etc.. Orgulho(????) Deus nos livre.
    ORGULHO DE SER BRASILEIRO, filme de Adalberto Piotto.
    Piotto que foi jornalista por 20 anos,...... já que pôde produzir o filme-documentário por meio de Lei de incentivo cultural – Lei ROUANET....".(H.Pires)

    ResponderExcluir