sábado, 25 de agosto de 2012

Os incêndios misteriosos


Em quatro anos, ocorreram mais de 500 incêndios em favelas em São Paulo. Só neste ano foram 24 grandes incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros. O último foi na quinta-feira. Como há a suspeita de que muitas dessas ocorrências tiveram origem criminosa, foi criada uma CPI na Câmara do Vereadores - que não ouviu ninguém, que foi encerrada sem acrescentar nada ao tema.
Pode até ser possível que os incêndios tenham tido causa acidental, mas que é muito estranho ler tantas notícias sobre eles, isso é. Seja como for, alguma coisa está muito, mas muito errada.
E o poder público, como sempre ocorre em casos tão sérios como esse, se cala, faz de conta que não tem nada com o assunto, se finge de morto.
A verdade é que São Paulo está, há muitos anos, completamente abandonada.
Qualquer um que dê uma volta pela cidade - e nem precisa ser na periferia - vê o estado lamentável em que ela se encontra, imunda, feia, triste como ela só.
Felizmente, uma nova eleição, desta vez para eleger o prefeito, está aí.
É mais uma chance de os cidadãos mudarem os rumos das coisas, tirando do poder quem nele apenas age no interesse próprio e de grupos econômicos, e pondo no seu lugar gente interessada em pelo menos tentar resolver os principais problemas da megalópole.
Como esses misteriosos incêndios em favelas, que causam tanto sofrimento em tantas pessoas e que têm tudo para estar ligados a outra questão grave do município, que é a exploração imobiliária.
Não sei não, mas se alguém resolver investigar esses incêndios a fundo poderá chegar a conclusões que estariam mais bem colocadas em filmes policiais sobre máfias e que tais do que em simples colunas de jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário